Em Osasco, supermercado BIG implementa projeto piloto de gestão de resíduos

Para diminuir a quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários, o Grupo Big instalou biodigestor aeróbico em sua unidade de Osasco capaz de transformar restos orgânicos em líquido rico em nutrientes, que pode ser destinada diretamente ao sistema de esgotamento sanitário. Esse projeto piloto, feito em parceria com a empresa de biotecnologia Bioconverter, visa aprimorar o processo de gestão de resíduos em todas as suas unidades da rede.

De acordo com Marcelo Tardin, diretor-executivo de administração e de sustentabilidade do Grupo BIG, o tratamento e a destinação correta dos resíduos gerados é fundamental para a preservação do meio ambiente e para solucionar um dos maiores problemas ambientais da atualidade: a quantidade de lixo gerado enviada aos aterros sanitários. “Com a solução, vamos reduzir consideravelmente a quantidade de matéria orgânica destinada aos aterros, diminuindo também o número de viagens e, consequentemente, a quantidade de carbono”, declara.

Com a capacidade para realizar a biodigestão de até uma tonelada de resíduos orgânicos por dia, o equipamento reduz significativamente a quantidade de carbono ao operar em três vertentes: tecnológica, biológica e mecânica. Desta forma, a utilização do biodigestor no decorrer de um ano pode proporcionar a eliminação de 571 toneladas de CO2 na atmosfera ou o equivalente ao plantio de 9.518 árvores, além de proporcionar outros benefícios sustentáveis.

FONTE: Giro SA