1.
Realize a coleta seletiva dos resíduos.
É o termo correto para designar algo que foi descartado, que não tem mais utilidade. Porém, passa a ter utilidade em outro processo produtivo, como matéria-prima na indústria, por meio da reciclagem.
Esse termo foi criado para designar algo que não pode ser reutilizado, reciclado ou compostado.
Realize a coleta seletiva dos resíduos.
Reduza o consumo de papel.
Recicle e reutilize resíduos em seus processos.
Elimine desperdícios de matéria prima e energia.
Implemente a logística reversa.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, conhecida também como PNRS é umas principais legislações voltadas para a gestão ambiental no país. É uma Lei que tem como por objetivo a gestão integrada de resíduos sólidos no âmbito Brasil para reduzir o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente. A Lei Federal – nº 12.305/2010, criada no ano de 2010, que determina uma série de diretrizes e metas de gerenciamento ambiental que devem ser cumpridas em todo o território nacional. A lei visa organizar a forma com que o país lida com o lixo produzido em seu território, o que exige dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.
O ponto principal da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a redução, ou seja, a não geração de resíduos através do tratamento e da reutilização dos mesmos. Já no que se diz respeito aos rejeitos, a lei determina uma destinação adequada a eles, sem agredir o meio ambiente.
Cada estado e município possui seus próprios parâmetros, alinhados por meio dos Acordos Setoriais e Termos de Compromisso, na hora de estabelecerem as medidas de validação para a aplicação da PNRS. Como cada estado está em uma fase diferente dessa implementação, é necessário acompanhar para estar sempre atualizado.
As diretrizes da PNRS não se restringem apenas à resíduos “comuns”, como embalagens, por exemplo. Elas também se aplicam a outros tipos de resíduos, como os gerados nos serviços de saneamento básico, nos serviços de saúde, agropecuários, industriais, além de se aplicar também aos resíduos orgânicos.
O Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, ou PGRS, é o conjunto de ações que uma empresa geradora de resíduos deve tomar, junto ao poder público, para facilitar a coleta, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados. Empresas que possuem um PGRS ganham alguns benefícios, como a redução de custos e de impostos, além de agregarem valor à sua marca, gerando um marketing positivo voltado para sustentabilidade
A reciclagem é processo no qual o lixo descartado é convertido em matéria prima secundária, em produto semelhante ao inicial ou outros.
A compostagem é um processo natural de decomposição da matéria orgânica de origem animal ou vegetal que no Bioconverter ocorre de maneira acelerada.