Salvador Bahia Airport é reconhecido internacionalmente como “aeroporto verde” pela terceira vez pelo Conselho Internacional de Aeroportos

Salvador-Bahia Airport aeroporto verde
  • O reconhecimento obtido se deu graças à apresentação do projeto de Compostagem Acelerada;
  • Iniciativa processa resíduos orgânicos e os converte em efluente e, após tratamento, em água de reuso;
  • 2021 e 2019, a condecoração é atrelada aos projetos Zero Aterro e Estação de Tratamento de Efluentes;

Outubro de 2022 – O Salvador Bahia Airport – integrante da rede VINCI Airports – recebeu pela terceira vez o Green Airport Recognition, reconhecimento concedido pelo ACI-LAC (Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe).

A condecoração foi anunciada na última segunda-feira (3), durante a Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe, realizada em Buenos Aires, na Argentina.

Premiação recebida pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da VINCI Concessions, Joffrey Mai.
Salvador-Bahia Airport aeroporto verde

O reconhecimento tem como objetivo promover as melhores práticas ambientais para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente e foi obtido por meio da apresentação do projeto de Compostagem Acelerada.

Implantado em 2022, no Salvador Bahia Airport, ele foi uma forma encontrada de dar uma destinação mais nobre aos resíduos orgânicos, que se tornam matéria-prima para a geração de água de reuso. Até 68 mil litros de água podem ser economizados por mês.

Resíduos de alimentos – como frutas, legumes, verduras e proteína animal – são processados em um composteira, com tecnologia exclusiva de biodigestão da Bioconverter.

O equipamento o processa e em até 24 horas o transforma em efluente. Após isso, o líquido é enviado para a Estação de Tratamento de Efluentes, onde é gerada a água de reuso. Essa água é usada para descarga nos sanitários e torres de resfriamento.

O projeto de Compostagem Acelerada faz parte de uma série de iniciativas implantadas pela VINCI Airports para adoção do conceito de economia circular e preservação do meio ambiente.

Outros dois projetos com esse fim também levaram o Green Airport em 2021 e 2019: o projeto Zero Aterro (que recupera 100% dos resíduos sólidos gerados e os dá destinação ambientalmente correta) e a Estação de Tratamento de Efluentes (que permitiu a eliminação de esgoto na natureza e a geração de água de reuso).

Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, contou: “Dentro da VINCI Airports, somos estimulados o tempo todo a buscar novas soluções para reduzir nosso impacto ambiental e pegada de carbono.

A Compostagem Acelerada é uma solução excelente, já que ao mesmo tempo contribui para reduzir o consumo de água potável e a geração de gases do efeito estufa”.

Leia também:https://bioconverter.com.br/julio-ribas-ceo-do-aeroporto-mais-sustentavel-do-brasil/