Como aplicar ESG na prática? 7 dicas que farão diferença para sua empresa

Além das tendências de mercado, o conceito de ESG vem sendo cada vez mais aplicado entre as empresas. Isso porque o acrônimo ESG se refere ao comportamento de organizações em relação a uma sociedade que a cada dia que passa se preocupa mais com os desafios sociais, ambientais e de gestão.

A aplicação de ESG virou sinônimo de respeito e comprometimento entre uma empresa com a população e o planeta, entendendo que sem uma boa relação entre eles o modelo de negócio perde valor.

O ESG vem influenciando as tomadas de decisões entre os líderes e grandes investidores por todo o mundo, mas você sabe o que de fato é e como realmente aplicar este conceito?

Leia até o fim deste artigo para descobrir as 7 dicas parar implementar ESG na sua empresa!

O que é ESG?

Antes de mais nada é preciso entender o que é ESG e como ele funciona na prática. Como dito anteriormente, ESG é um conceito que está relacionado com o modo como as empresas e o mercado hoje se comporta em relação a sociedade e o planeta.

A sigla é um acrônimo em inglês que significa: Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança.

São um conjunto de práticas de uma empresa que visa torná-la um ambiente consciente socialmente, sustentável e corretamente gerenciada.

Essas práticas quando adotadas tendem a melhorar não só a produtividade como a estrutura de trabalho de um negócio.

As estratégias de ESG a longo prazo causam efeito positivo financeiramente, uma vez que grandes investidores buscam organizações que cumpram essas máximas; o propósito aliado com o lucro e não o contrário.

A ideia principal é: uma empresa precisa causar um impacto positivo para o meio ambiente, para a sociedade e para a estrutura dos funcionários que trabalham dentro dela.

Sem isso, dificilmente ela vai conseguir espaço dentro de um mercado que está cada vez mais exigente e vigilante.

A aplicação de ESG envolve toda uma estrutura de planejamento dentro de uma empresa. Fonte: Freepik

Vantagens em aplicar ESG na sua empresa

Contudo, há de se pensar se realmente vale a pena o investimento para aderir a agenda ESG, ou seja, integrar o grupo de empresas que aplicam estes conceitos na prática.

As grandes vantagens de implementar ESG na sua empresa são:

  • Redução de Custos: Sim, é possível reduzir custos de produção a partir das práticas de ESG. Isso porque quando se pensa em descarte de resíduos, por exemplo, colocando em pauta inciativas de reciclagem e a biodigestão acelerada, você consegue diminuir significativamente a quantia reservada para isso.
  • Reputação da empresa: Se você implementa ESG na sua organização, ela passa a ser bem vista aos olhos de investidores, consumidores e stakeholders, uma vez que esses grupos estão cada vez mais procurando por marcas que garantem um impacto positivo no mundo. 
  • Fidelização de clientes: Pode parecer que não tem nenhuma relação, mas implementar ESG no seu negócio também leva ao aumento da fidelidade do cliente. Isso acontece porque, como dito acima sobre a reputação, cada vez mais clientes buscam consumir e apoiar empresas que estão alinhadas com seus propósitos e visão de mundo. Se pensado a longo prazo, a fidelização de clientes pode até gerar aumento de vendas e lucratividade.
Todos os processos e vantagens que envolvem ESG. Fonte: Freepik
  • Sustentabilidade e transparência: Organizações que de fato praticam a ESG tendem a ser mais sustentáveis, com políticas claras sobre o meio ambiente e responsabilidade social. Além de serem transparentes com suas operações e gestão.
  • Linhas de crédito especiais: Como consequência de uma empresa bem quista por stakeholders e clientes, os bancos e instituições financeiras estão priorizando conceder linhas de crédito especiais para organizações que tenham ESG na prática. A razão disso se dá porque tais empresas são vistas no mercado financeiro como menos arriscadas e mais certas de pagarem dívidas. 
  • Competitividade: Empresas que utilizam as práticas de ESG da forma certa são ainda mais competitivas no mercado. Isso é devido a maior capacidade de reter talentos dentro dela, além de serem mais bem vistas com o público consumidor e investidores. Isso acontece também porque tais organizações são mais inovadoras, sendo capazes de adotar as tecnologias a favor da gestão, da sociedade e do planeta. 

Dicas para implementar ESG na prática

Entender o conceito e as vantagens é até fácil, afinal, tudo fica ainda no campo das ideias. Mas, como realmente colocar em prática as premissas de ESG? Como enfrentar os desafios diários do mundo corporativo e ainda assim estar dentro do que se espera como boas relações entre Ambiental, Social e Governança?

Existem algumas dicas que podem ajudar a criar um plano de implementação de ESG dentro de uma organização, levando em consideração os desafios contínuos de uma organização.

  • Reúna Informações: O primeiro passo para colocar em prática ESG é reunir as informações tanto sobre o conceito quanto sobre os aspectos da empresa em que é possível aplicar o ESG. Dentro dessas informações é preciso conter dados relevantes sobre as perspectivas ambientais, sociais e de gestão. Você pode refletir sobre eles pensando nas seguintes questões:

Sua empresa tem costume de fazer reciclagem?
Onde são descartados os resíduos orgânicos?
Como são os gastos com luz e água dentro da sua empresa?
Sobre aspectos sociais: quais os treinamentos que seus funcionários buscam?
Sobre aspectos de gestão financeira: como andam as regras fiscais e tributárias que sua empresa precisa seguir?

Reunir todas essas informações é o passo essencial para colocar em prática as mudanças necessárias.

  • Defina a estratégia: Aplicar mudanças dentro de uma organização requer um planejamento certo, em que você possa analisar os processos e mensurar os resultados. Para isso, é preciso montar uma estratégia de ESG. Nesse planejamento estratégico precisa constar os objetivos de cada ação, as análises anteriores à implementação, os resultados previstos e os obtidos após um tempo de execução.

Uma forma de otimizar essa estratégia é utilizar aplicativos de gestão empresarial que ajudam a observar os processos e definir o passo a passo da efetivação.

  • Considere projetos: Dentro do seu plano estratégico é preciso considerar os projetos de cada etapa de ESG, ou seja, as ações ambientais, sociais e de governança.
  • Ações ambientais: Nas ações ambientais, coloque tudo o que está sendo feito hoje na empresa, o que pode ser melhorado e como fazer isso. Pode acrescentar coisas como:

Controle do consumo de água e energia;
Controle do consumo de papel e plástico;
Separação correta do lixo;
Descarte certo dos resíduos orgânicos.

Para ações sociais, pense no impacto que você, como gestor de uma grande empresa, gostaria de dar à sociedade. Por isso, elabore atitudes, como:

Contratação de mão de obra local, para fomentar o capital da cidade;
Dê preferência para fornecedores locais
Estimule a diversidade e inclusão;
Apoie o respeito aos direitos humanos acima de tudo.

Ações de governança

Pensando em governança, procure no impacto positivo que seus funcionários podem ter dentro da empresa. Por isso, promova atitudes como:

  • Remuneração justa e racional aos colaboradores
  • Impeça casos de assédio, discriminação e preconceitos;
  • Esteja dentro das regras fiscais;
  • Acompanhe e siga as condutas anticorrupção e as leis de proteção de dados.

É importantíssimo alinhar as expectativas entre o que você espera obter com as práticas de ESG e o resultado de fato. 

Isso porque muitas empresas acreditam que vão colher os frutos dessas ações quase instantaneamente, mas não é muito bem assim que funciona. As organizações precisam estar cientes que os resultados chegam a longo prazo

Faça monitoramento contínuo

Por ser um trabalho a longo prazo, o plano estratégico para ESG precisa ter um monitoramento contínuo, afinal, quanto mais cedo adotar medidas para melhorar os desempenhos, maior a chance de resultados positivos. 

A tecnologia pode ser utilizada para melhorar não só os processos de implementação de ESG como também as ações diárias. Existem diversas ferramentas que ajudam no monitoramento das práticas de ESG, além de automação que auxiliam no acompanhamento dos resultados.

Por último, mas não menos importante, crie um conselho de ESG dentro da sua empresa. Serão colaboradores responsáveis por preservar esse planejamento e garantir que todas as etapas possam ser executadas da forma certa e com transparência. 

Conclusão

Aplicar ESG dentro da sua empresa não precisa ser uma tarefa difícil e muito menos mais uma carga de trabalho adicionado aos seus colaboradores. As práticas de ESG devem ser incorporadas na cultura da organização.

Para saber como a ação de sustentabilidade pode ser melhorada na sua companhia, conheça os nossos biodigestores, com uma tecnologia que elimina os resíduos orgânicos da forma correta e gera relatórios de operação e de sustentabilidade. Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa a ser mais sustentável.