Há quem diga que se quisermos viver em um planeta habitável futuramente precisamos colocar em práticas o conceito de economia circular. Apesar de ser um assunto altamente discutido hoje em dia, muitas pessoas e empresas não entendem as aplicações desse conceito e como ele está relacionado com sustentabilidade.
Para deixar claro como funciona as premissas da ideia de economia circular e qual o seu impacto direto na sociedade, este artigo propõe colocar em evidência pontos como: o que é economia circular, diferença entre sustentabilidade, desafios e benefícios dessa prática.
Afinal, o que é economia circular
Antes de entender como a economia circular pode ter efeito na sociedade é preciso deixar claro o seu conceito.
Economia circular nada mais é do que um conjunto de práticas que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais.
É uma nova forma de olhar para o sistema de produção de produtos, mercadorias e serviços aliando o relacionamento do capital com a natureza, equilibrando os recursos renováveis.
Na prática é uma forma de reduzir, reutilizar e recuperar as matérias primas que estão presente no meio ambiente que fazem parte dos produtos e compõem os serviços, como:
Consumo de energia; Eliminação de resíduos; Regeneração dos sistemas naturais; Manutenção dos produtos e materiais em uso.
https://bioconverter.com.br/wp-content/uploads/2023/02/ciclo-da-economia-circular.png
Legenda: Como funciona o ciclo da economia circular. Fonte: Grupo Opersan.
Qual a diferença entre economia circular e sustentabilidade?
Apesar de interligadas, economia circular e sustentabilidade são essencialmente diferentes. Isso porque enquanto uma se concentra nos ciclos e recursos a outra está relacionada à sociedade e a ações para o planeta. Vejamos, quando se pensa em sustentabilidade logo estamos colocando em pauta atitudes que suprem à necessidade atual sem prejudicar o meio ambiente, pensando sempre nas gerações futuras. Exemplo de práticas sustentáveis são a coleta seletiva, utilização de transportes não poluentes, o racionamento do uso de energia e água etc. Já os exemplos da economia circular podem ser descritos como a eliminação de resíduos na base da produção de uma indústria; a remanufatura e a conservação da matéria prima em seus ciclos de uso sem extingui-los etc.
Como é possível perceber, a economia circular é bem mais conceitual e entra muito mais na parte da produção de bens materiais e na forma como são criados do que na prática do dia a dia.
Como elas estão relacionadas?
Contudo, apesar de diferentes, economia circular e sustentabilidade estão intrinsecamente relacionados. Isso acontece porque não tem como pensar em um sem considerar o outro.
As ações de sustentabilidade são parte do ciclo da economia circular. Uma empresa que adota a circularidade em seus processos de produção tende a ser mais sustentável e impacta diretamente o meio ambiente e a sociedade.
Uma indústria que evita descartar resíduos orgânicos em rios ou águas subterrâneas, por exemplo, faz uma ação sustentável ao mesmo tempo que preserva a sua matéria prima, agindo dentro da perspectiva de economia circular. Contudo, muitas organizações tem o rótulo de sustentáveis sem necessariamente contribuir para uma economia circular de verdade. Isso acontece quando as empresas pensam somente em ações pontuais e não repensam a forma básica de produção e sua relação com a matéria prima.
Não é tão simples assim ter os processos dentro de ciclos da economia circular. Os grandes desafios de aplicar esse conceito se baseia, de modo geral, no modelo de negócio atual que não facilita a conservação da matéria prima.
Segundo alguns especialistas em gestão ambiental, os grandes obstáculos de implementar a economia circular no Brasil podem ser resumidos em 3 princípios.
- Política e regulamentação: É muito difícil encontrar apoio para aplicar este conceito da forma certa, principalmente nas grandes indústrias. Além disso, apesar dos relatórios e políticas que incentivam o desenvolvimento ecológico nas empresas, as leis de fiscalização e regularização são bem menos rigorosas e superficiais.
- Cultura: A sociedade ainda não está totalmente educada do ponto de vista ambiental e dentro do conceito de circularidade. O incentivo ao consumo exacerbado e o constante descarte de produtos que se tornam cada vez mais obsoletos impedem que haja uma conscientização em massa para práticas de economia circular e sustentável.
- Investimento em tecnologia: Ainda que os processos sejam bem feitos, se não houver tecnologia propícia para realizar a remanufatura dos produtos e a constante reposição de matéria prima, dificilmente haverá avanço da economia circular.
Benefícios da economia circular e a sustentabilidade na sociedade
Apesar dos obstáculos para colocar esse conceito em prática, principalmente nas grandes empresas e indústrias, existem diversos benefícios de ampliar as ações da economia circular para a sociedade, tais como:
- Reversão de danos ambientais como aquecimento global e poluição;
- Diminuição na escassez de produtos;
- Menores taxas de contaminação do ambiente e da população;
- Crescimento econômico;
- Otimização da matéria prima;
- Menor desperdício por parte da população de modo geral;
- Aumento da consciência ambiental;
- Oportunidade de geração de novos negócios;
- Entre muitos outros fatores que ajudam a transformar uma sociedade menos focada no consumo e mais voltada para melhorar os recursos do planeta.
Conclusão
Agora que ficou claro o que é a economia circular e como ela está relacionada com os movimentos sustentáveis e a sociedade em si, chegou a hora de repensar nos processos da sua empresa.
Lembre-se que aplicar os conceitos da economia circular está relacionado com rever o modelo de produção que vem da base e não só na ponta final quando o produto já foi criado. Sem contar que uma economia circular bem feita não deixa de pensar nas ações de sustentabilidade.
Aqui na Bioconverter você tem a solução sustentável e econômica para transformar os resíduos orgânicos da sua empresa e continuar no avanço circular e ecológico do seu negócio.
Clique aqui e fale com a gente!